Ganhe dinheiro com seu site ou blog: Aspectos da Internet no Brasil
Muita gente gostaria de obter lucros administrando sites rentáveis, mas já começa a esbarrar na questão do "congestionamento" do setor: o excesso de domínios fazendo a mesma coisa.
Mas quando pesquisamos quais os sites que realmente obtêm resultados expressivos, nos deparamos com uma pequena lista, normalmente de origem americana, russa, chinesa ou européia. E sites brasileiros? Não existem? Claro que sim. E aos milhares.
Então, porque as páginas brasileiras são tão acanhadas no que se refere à lucratividade?
Primeiro: a internet no Brasil ainda é uma bela porcaria, no que se refere a velocidade e qualidade de serviços. Agora que as operadoras estão sendo obrigadas a fornecer um padrão mínimo de velocidade (20% do contratado), o que ainda é muito pouco.
Enquanto no primeiro mundo já se alcança velocidades de 100Mbs, no Brasil as melhores operadoras alardeiam "incríveis" 30Mbs!!! Mas o que conta mesmo é a média dos serviços oferecidos. Compare:
Coréia do Sul => média: 34Mbs => tempo para baixar arquivo de 70MB: 16 s
Holanda => média: 20Mbs => tempo para baixar arquivo de 70MB: 27 s
EUA => média: 10Mbs => tempo para baixar arquivo de 70MB: 53 s
Brasil => média 4Mbs => tempo para baixar arquivo de 70MB: 126 s
Ainda temos aqui o problema da distribuição da internet: Nos grandes centros (cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre), encontramos boas velocidades e disponibilidade de conexão. Mas é só chegar no interior que as velocidades despencam, juntamente com o sinal de wi-fi.
A conexão 3G ainda é ridícula e já se fala em 4G, que só existe, experimentalmente, em uma recanto remoto do Distrito Federal.
Você acessa o Twitter e os usuário americanos postam suas mensagens normalmente via "mobile". No Brasil, só dá via pc, uma vez que aqui, só se tem conexão wi-fi mais ou menos em aeroportos, shoppings e na avenida Paulista. Nos EUA, até no meio do mato tem wi-fi.
O que quero dizer com toda essa ladainha e o que tem isso a ver com a rentabilidade dos sites? Tem tudo a ver: uma vez que as pessoas não têm acesso a web, ou acessam de maneira precária, elas não chegam à sua página. Logo, a quantidade dos acessos fica reduzida e, consequentemente os ganhos são mínimos.
Mas, existe meio de melhorar a rentabilidade dos sites brasileiros, mesmo com todas essas limitações? Obviamente, SIM.
Continuarei falando sobre isso no próximo post. Até lá.
Mas quando pesquisamos quais os sites que realmente obtêm resultados expressivos, nos deparamos com uma pequena lista, normalmente de origem americana, russa, chinesa ou européia. E sites brasileiros? Não existem? Claro que sim. E aos milhares.
Então, porque as páginas brasileiras são tão acanhadas no que se refere à lucratividade?
Primeiro: a internet no Brasil ainda é uma bela porcaria, no que se refere a velocidade e qualidade de serviços. Agora que as operadoras estão sendo obrigadas a fornecer um padrão mínimo de velocidade (20% do contratado), o que ainda é muito pouco.
Enquanto no primeiro mundo já se alcança velocidades de 100Mbs, no Brasil as melhores operadoras alardeiam "incríveis" 30Mbs!!! Mas o que conta mesmo é a média dos serviços oferecidos. Compare:
Coréia do Sul => média: 34Mbs => tempo para baixar arquivo de 70MB: 16 s
Holanda => média: 20Mbs => tempo para baixar arquivo de 70MB: 27 s
EUA => média: 10Mbs => tempo para baixar arquivo de 70MB: 53 s
Brasil => média 4Mbs => tempo para baixar arquivo de 70MB: 126 s
Ainda temos aqui o problema da distribuição da internet: Nos grandes centros (cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre), encontramos boas velocidades e disponibilidade de conexão. Mas é só chegar no interior que as velocidades despencam, juntamente com o sinal de wi-fi.
A conexão 3G ainda é ridícula e já se fala em 4G, que só existe, experimentalmente, em uma recanto remoto do Distrito Federal.
Você acessa o Twitter e os usuário americanos postam suas mensagens normalmente via "mobile". No Brasil, só dá via pc, uma vez que aqui, só se tem conexão wi-fi mais ou menos em aeroportos, shoppings e na avenida Paulista. Nos EUA, até no meio do mato tem wi-fi.
O que quero dizer com toda essa ladainha e o que tem isso a ver com a rentabilidade dos sites? Tem tudo a ver: uma vez que as pessoas não têm acesso a web, ou acessam de maneira precária, elas não chegam à sua página. Logo, a quantidade dos acessos fica reduzida e, consequentemente os ganhos são mínimos.
Mas, existe meio de melhorar a rentabilidade dos sites brasileiros, mesmo com todas essas limitações? Obviamente, SIM.
Continuarei falando sobre isso no próximo post. Até lá.


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