Ganhe dinheiro com seu site ou blog: Aspectos da Internet no Brasil

Muita gente gostaria de obter lucros administrando sites rentáveis, mas já começa a esbarrar na questão do "congestionamento" do setor: o excesso de domínios fazendo a mesma coisa.
Mas quando pesquisamos quais os sites que realmente obtêm resultados expressivos, nos deparamos com uma pequena lista, normalmente de origem americana, russa, chinesa ou européia. E sites brasileiros? Não existem? Claro que sim. E aos milhares.

Então, porque as páginas brasileiras são tão acanhadas no que se refere à lucratividade?
Primeiro: a internet no Brasil ainda é uma bela porcaria, no que se refere a velocidade e qualidade de serviços. Agora que as operadoras estão sendo obrigadas a fornecer um padrão mínimo de velocidade (20% do contratado), o que ainda é muito pouco.

Enquanto no primeiro mundo já se alcança velocidades de 100Mbs, no Brasil as melhores operadoras alardeiam "incríveis" 30Mbs!!! Mas o que conta mesmo é a média dos serviços oferecidos. Compare:
Coréia do Sul =>  média: 34Mbs  => tempo para baixar arquivo de 70MB: 16 s
Holanda         => média: 20Mbs  => tempo para baixar  arquivo de 70MB: 27 s
EUA              => média: 10Mbs  => tempo para baixar  arquivo de 70MB: 53 s
Brasil             => média  4Mbs    => tempo para baixar arquivo de 70MB:  126 s

Ainda temos aqui o problema da distribuição da internet: Nos grandes centros (cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre), encontramos boas velocidades e disponibilidade de conexão. Mas é só chegar no interior que as velocidades despencam, juntamente com o sinal de wi-fi.

A conexão 3G ainda é ridícula e já se fala em 4G, que só existe, experimentalmente, em uma recanto remoto do Distrito Federal.
Você acessa o Twitter e os usuário americanos postam suas mensagens normalmente via "mobile". No Brasil, só dá via pc, uma vez que aqui, só se tem conexão wi-fi mais ou menos em aeroportos, shoppings e na avenida Paulista. Nos EUA, até no meio do mato tem wi-fi.

O que quero dizer com toda essa ladainha e o que tem isso a ver com a rentabilidade dos sites? Tem tudo a ver: uma vez que as pessoas não têm acesso a web, ou acessam de maneira precária, elas não chegam à sua página. Logo, a quantidade dos acessos fica reduzida e, consequentemente os ganhos são mínimos.

Mas, existe meio de melhorar a rentabilidade dos sites brasileiros, mesmo com todas essas limitações? Obviamente, SIM.

Continuarei falando sobre isso no próximo post. Até lá.

Comentários

Postagens mais visitadas