Ganhe mais dinheiro com seu site ou blog: O Layout

Continuando o nosso papo sobre a rentabilidade na web, falarei agora sobre o layout, ou seja, a organização do site.
Você já deve ter visto comentários na web sobre "o pior site do mundo" ou coisa parecida. Note que as pessoas têm a tendência de se identificarem com um site, não apenas pelo conteúdo que ele publica, mas também pela aparência que ele tem. Um layout bem arrumado, com cada coisa no seu devido lugar, facilita a navegação, é mais amigável e ajudará o visitante a permanecer um pouco mais na sua página; e isso, de alguma forma, lhe renderá "pontos".
Por outro lado, espaços desorganizados e confusos espantam os internautas, que procuram sempre ambientes agradáveis e descomplicados. É bom termos em mente os seguintes conceitos:
a) Menus (barras de navegação): Devem ser posicionados sempre de modo bem visível, de preferência no topo da página, que é um dos lugares mais destacados; cada link deve conduzir o internauta exatamente para o que ele está dizendo. Links falsos, que enganam o vistante e o levam para uma página de propaganda ou vírus, só irá contribuir para que seu site seja banido da mente das pessoas.
b) Conteúdo ativo: Muita gente gosta de colocar "firulas" nas páginas web: bolinha que sobe e desce, letras que piscam, botões que mudam de forma e fazem barulho, banners que perseguem o mouse, etc. Não há nada mais irritante do que você tentar fechar um pop-up e, ao invés disso, ele abre uma nova janela quando se tenta clicar no "X". O pior é quando não se consegue achar o "X" de maneira nenhuma; os caras colocam ele longe do pop-up e a gente fica que nem besta procurando. Só há uma solução: sair da página e nunca mais voltar.
Cuidado ao colocar efeitos com javascript nos seus botões: primeiro, a maioria dos navegadores vai logo avisando: "o navegador restringiu a execução de scripts ou controles Active-X por essa página". Aí vem a pergunta: "permitir conteúdo bloqueado?"; Os sabe-tudo devem pensar: "claro que sim, é só um javascript". Mas, e quem não é sabe-tudo? O que vai pensar? "Que m.... é essa? deve ser VÍRUS."; e sai da sua página, para nunca mais voltar.
A mesma recomendação vale para o flash. Aqueles banners psicodélicos são bonitinhos, prendem a atenção das crianças, mas lembre-se de uma coisa: o único lugar onde ele vai funcionar perfeitamente é no SEU pc. Nas máquinas alheias, vai aparecer uma caixinha branca com um "X" e a mensagem: "você precisa instalar a versão 100.9.4.3.6.7.11.23.45...10000 do Adobe Flash Player". Quantos visitantes terão tempo para perder instalando plug-ins só para ver a sua "firulinha"?
c) Imagens muito grandes (pesadas): Você tira aquela foto espetacular, de 5MB, com o seu smartphone, e resolve postar no seu blog. De cara, já vai haver problemas no upload e, mesmo que você insista em publicar a imagem, lembre-se que nem todo mundo tem uma super-net que nem a sua. No Brasil, ainda se acessa a 56kbps e o tempo que a sua foto vai levar pra carregar no pc do visitante é exatamente o tempo que ele tem pra desistir de ver qualquer coisa em seu site. Use algum programa para otimizar o tamanho das suas imagens (photoshop, fireworks, image-resize, etc). Vai perder qualidade, mas acho que até uns 500kb tá bom para publicar.
d) O rodapé (da página): Usabilidade. Facilidade. Navegabilidade. Essas são palavras que devem ser sempre atribuídas ao seu projeto. Por isso, construa um rodapé limpo e que proporcione ao leitor uma navegação tão boa quanto o menu do topo. Em com muita barra de rolagem vertical, quando se chega ao fim da página, normalmente se procura uma maneira de continuar navegando pelo rodapé. Tem gente que acha muito trabalhoso "subir" tudo de novo.
Em breve, mais dicas pra gente melhorar os nossos ganhos na web. Até mais!

Comentários
Postar um comentário
Comente e nos ajude a:
*Aperfeiçoar o tópico.
*Conhecer suas idéias.
*Divulgar suas informações.
:::Comentários ofensivos ou fora do contexto poderão ser rejeitados. Obrigado:::